Voltar ao topo

Mão e Punho

O ortopedista especialista em mão e punho, tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento de lesões traumáticas e não traumáticas da mão, além da correção das deformidades congênitas ou adquiridas nas mãos.

Síndrome do Túnel do Carpo

É a neuropatia compressiva mais comum. O ortopedista especialista em mãos e punhos faz descompressão do nervo mediano no canal do carpo é uma das cirurgias mais realizadas pelo cirurgião da mão. A prevalência da síndrome do túnel do carpo sintomática e confirmada por estudos elétricos e chega a 3% em mulheres e 2% nos homens, com um pico de prevalência em mulheres com mais e 55 anos.

Alguns estudos mostram prevalência de 16% na população. Pacientes com síndrome do túnel do carpo, na maioria das vezes, se queixam de formigamento, dor e parestesia na distribuição do nervo mediano na mão, principalmente após movimentos intensos do punho ou à noite.

Usualmente, os sintomas são descritos como formigamento ou queimação, podendo irradiar proximamente. A piora noturna está relacionada com a estase venosa, hipotonia durante o sono e posturas de flexão ou extensão do punho.

Artrose nas Mãos

A artrose nas mãos é uma doença degenerativa que causa desgastes nas cartilagens. A artrose pode produzir a incapacidade funcional. Essa doença afeta principalmente a cartilagem articular atrofiando as mãos. Um dos sintomas mais comum é a dor, que ao realizar movimentos bruscos ou esforços comprometem a articulação. Um paciente com artrose nas mãos, também pode apresentar incapacidade para movê-las com normalidade e tende a sofrer uma deformação progressiva na articulação afetada.

Cisto Sinovial na Mão

O cisto sinovial é uma patologia muito frequente, são aqueles famosos nódulos que aparecem, principalmente na região dos punhos. Isso ocorre quando o líquido da articulação, que por algum mal jeito, por algum esforço, por algum trauma, ele extravasa e sai de dentro da articulação e se acumula embaixo da pele. Muitas vezes o cisto não causa dor, porém, na maioria dos casos ele traz dor devido a compreensão de outras estruturas que estão ao redor do cisto, como tendões e nervos.

Compressão do Nervo Radial no Antebraço

A compressão do nervo radial na região do antebraço é rara. A denominação mais utilizada da neuropatia compressiva nesta região é a síndrome do interósseo posterior. Esta síndrome é causada pela compressão do nervo interósseo posterior no túnel do supinador.

O paciente apresenta dor na região lateral e posterior do terço proximal do antebraço, paresia da extensão do punho, dedos e polegar. A fraqueza da extensão do punho é menos pronunciada do que na paralisia completa do nervo radial, pois o ramo para os extensores radiais do carpo emerge proximamente ao túnel do supinador.

O teste para investigar a compressão desse nervo inclui a supinação ativa com o cotovelo em extensão para eliminar a ação do bíceps branquial.

Lesão na Mão e Punho

As principais lesões que ocorrem na mão e no punho:

  • Compressão do nervo ulnar – A segunda neuropatia compressiva em frequência é a do nervo ulnar no canal cubital do cotovelo. Essa neuropatia manifesta-se como disfunção e hipotrofia dos músculos intrínsecos da mão e hipoestesia no território do nervo ulnar. Além do exame clínico, os exames de estudo elétrico, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico. São causas possíveis de compressão do nervo ulnar no canal cubital: diabetes, insuficiência renal, alcoolismo crônico, entre outras. O quadro clínico se caracteriza por presença de parestesias no quarto e quinto dedo até a perda total da sensibilidade, dor no cotovelo com irradiação.
  • Tenossinovites da mão e punho (tendinite de quervain) –É um espaçamento de dois tendões que tem no punho, na região do dedão das mãos. Essa patologia ocorre mais em mulheres, devido alguns movimentos repetitivos como o de esfregar as roupas e de torcê-las. Toda repetição de manobra de torção com as mãos afeta esses tendões causando a síndrome de quervain. Um dos sintomas é o inchaço no local.
  • Neuropatia compressiva da mão -Uma neuropatia compressiva é definida como uma lesão induzida por pressão a um nervo perif;erico em um segmento do seu curso, devido as estruturas anatômicas ou processos patológicos. As causas do aumento da pressão incluem uma gama de etiologias, destacando-se os estreitamentos congênitos de túneis e os espaçamentos de retináculos.

Cirurgia da Mão e Punho

As cirurgias mais comuns na mão e punho:

  • Artroscopia de mão e punho – A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva e é indica para mãos e punhos quando existe uma lesão intra-articular. Essa técnica é utilizada para a restauração de ligamentos em caso de lesão, das cartilagens, de região ósseas e também para cistos sinoviais nas mãos e punhos. Alguns casos específicos a artroscopia é utilizada nas mãos e punhos como: artrose, sinovite da mão, artrite, e cisto sinovial.
  • Sutura dos tendões – É a sutura da cabeça dos tendões, conhecida também como tenorrafia e que o ortopedista de mão pode realiza-la de várias maneiras. Depois que a cirurgia foi finalizada a mão e o punho devem ser imobilizados em flexão para impedir uma pressão na sutura. Em seguida será colocado um penso e uma tala, os dedos e punho serão posicionados para ficar dobrados minimizando a pressão da restauração dos tendões.
  • Cirurgia tunel do carpo – É a descompressão do túnel e a liberação do nervo mediano. Usualmente, a cirurgia promove alívio de cerca de 90% dos sintomas. Os resultados da liberação do túnel do carpo aberta são bons e o índice de complicação baixo. A descompressão do túnel do carpo permite a regeneração de fibras nervosas e melhora a condução nervosa motora e sensorial, As técnicas cirúrgicas incluem técnicas convencionais com incisões na região do canal do carpo, incisões menores ou por via endoscópica. A cirurgia endoscópica e realizada por incisões menores.

Agende sua consulta via
WhatasApp (48) 98403-8904

Ou por telefone
Ligando (48) 3229-4000

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00