Voltar ao topo

Joelho

O ortopedista especialista em joelho tem como propósito a análise das lesões e doeças nos joelhos. Aconselhando sempre seus pacientes para que evitem contusões graves ao realizar uma prática esportiva ou exercícios diários. O ortopedista especialista em joelho, antes de tomar qualquer decisão sobre uma lesão, ele diagnostica a gravidade do trauma para em seguida iniciar o tratamento apropriado.

Lesão no Joelho

As principais lesões e doenças que ocorrem no joelho:

  • Lesão de menisco – Os meniscos rompem de maneiras diferentes. Muitas vezes a lesão meniscal está associada à lesão ligamentar do ligamento cruzado anterior e lesões condrais. Lesões repentinas de menisco geralmente acontecem durante a prática esportiva. O ortopedista especialista em joelho deve sempre orientar seus pacientes sobre essa lesão.
  • Ligamento cruzado do joelho – lesão do ligamento cruzado pode ser classificada como total ou parcial, de acordo com o número de fibras que se romperam. Esse ligamento é um restritor da movimentação anterior entre a tíbia em relação ao fêmur e é a lesão mais comum nos esportes. O recurso terapêutico de uma lesão parcial resultará dos sintomas que o paciente apresenta, da análise física que o médico fez antes da cirurgia e da aparência do LCA na cirurgia.
  • Ligamentos do joelho – São os ligamentos que mantém a união entre os ossos que formam a estrutura do joelho. Quando ocorre uma lesão de ligamento, o indivíduo tem movimentos anormais causando uma instabilidade articular. Os sintomas mais comuns de rompimento dos ligamentos são: o joelho frouxo, quando o joelho sai do lugar ou quando ele falseia.
  • Artrose de joelho – A artrose é uma doença inflamatória, degenerativa e progressiva da articulação. Essa doença atinge principalmente a cartilagem alina do joelho. Com a degeneração da cartilagem, ocorre o contato de osso com osso, causando dor ao paciente. Melhorando a qualidade de vida do paciente através da perda de peso, atividades físicas específica o paciente consegue viver bem com a artrose.

Cirurgia do Joelho

As cirurgias mais comuns no joelho:

  • Artroplastia de joelho – A artroplastia de joelho é uma das cirurgias mais realizadas hoje em dia. A artroplastia ocorre devido a artrose primária, doenças inflamatórias, congênitas, do desenvolvimento ou sequela de traumatismo. O objetivo principal da artroplastia é aliviar a dor do paciente com a substituição articulação degenerada por uma prótese. Com isso, melhorar a qualidade de vida do paciente recuperando os movimentos e realizar as atividades diárias.
  • Artroscopia do joelho – A artroscopia de joelho é uma técnica cirúrgica moderna, minimamente invasiva e serve para diagnosticar lesões como: lesões de menisco, da cartilagem articular e ligamentares (LCA). Através de duas pequenas incisões no joelho é introduzido o artroscópio para a realização da cirurgia. A recuperação é rápida, em torno de dois meses.
  • Infiltrações no joelho – A viscossuplementação é um procedimento de infiltração para o tratamento da artrose no joelho. Devido ao desgaste da cartilagem e a perda do liquido sinovial natural, que é o responsável pela lubrificação da articulação do joelho. Isso faz com que o paciente tenha restrições nos movimentos e sinta dor. A viscossuplementação, é uma técnica de infiltração com um medicamento de alta viscosidade, melhorando a dor, diminuindo a inflamação e retardando o desgaste da cartilagem.  O medicamento é um gel que vai preencher o espaço entre as articulações diminuindo o atrito de osso com osso. Após esse procedimento, é indicado que o paciente evite a prática e esporte.

 

Agende sua consulta via
WhatasApp (48) 98403-8904

Ou por telefone
Ligando (48) 3229-4000

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00