Voltar ao topo

Fisiatria (Medicina Física e Reabilitação)

Especialidade médica que promove a saúde por meio da prevenção de incapacidade física, da avaliação e reabilitação de indivíduos incapacitados por dor, doença ou lesão e do tratamento por medidas fisioterápicas.

Dor Crônica

A dor crônica é frequentemente definida como qualquer dor que dure mais de 12 semanas. Considerando que a dor aguda é uma sensação normal que nos alerta para possíveis lesões, a dor crônica é muito diferente. A dor crônica persiste - muitas vezes por meses ou até mais.

Dor crônica pode surgir de uma lesão inicial, como uma entorse prévio, ou pode haver uma causa em curso, como doença. No entanto, também pode haver uma causa clara. Outros problemas de saúde, como fadiga, distúrbios do sono, diminuição do apetite e mudanças de humor, geralmente acompanham a dor crônica. A dor crônica pode limitar os movimentos de uma pessoa, o que pode reduzir a flexibilidade, a força e a resistência. Esta dificuldade em realizar atividades importantes e agradáveis ​​pode levar a deficiência e desespero.

Diagnóstico

A dor é uma experiência muito pessoal e subjetiva. Não há teste que possa medir e localizar a dor com precisão. Assim, os profissionais de saúde dependem da própria descrição do tipo, tempo e localização da dor. Definir a dor como nítida ou aborrecida, constante ou on-and-off, ou queima ou dor pode dar as melhores pistas para a causa da dor. Essas descrições fazem parte do chamado história de dor, tomadas durante o início da avaliação de um paciente com dor.

Uma vez que a dor crônica pode ocorrer em uma variedade de locais no corpo e por muitas razões diferentes, os pacientes e seus profissionais de saúde precisam trabalhar juntos para identificar as causas e sintomas dessa dor e como isso pode ser aliviado.

Embora a tecnologia possa ajudar os profissionais de saúde a formar um diagnóstico, os melhores planos de tratamento são adaptados à pessoa, com a contribuição dos membros da equipe de saúde, que cada um tem diferentes origens de treinamento e compreende a dor crônica. A pessoa com dor e seus entes queridos também deve estar ativamente envolvida no tratamento.

Com a dor crônica, o objetivo do tratamento é reduzir a dor e melhorar a função, para que a pessoa possa retomar as atividades do dia-a-dia. 

Reabilitação esportiva

Independentemente do esporte, podemos ajudar o atleta a continuar desfrutando, criando força, melhorando o equilíbrio e a flexibilidade, e aumentando a resistência Os atletas de todas as idades e níveis de habilidade que experimentaram dor ou sofreram lesões enquanto participam de um esporte podem encontrar a reabilitação do seu estado. 

​O médico especialista em fisiatria, utiliza as mais recentes tecnologias e pesquisas para tratar uma variedade de condições, ajudando os pacientes a retornar às suas atividades de forma mais rápida e segura possível.

​Uma simples mudança no treinamento ou uma pequena correção no equipamento pode ser tudo o que é necessário. Se a avaliação mostrar um problema mais grave, trabalharemos com o paciente para criar um plano abrangente de terapia.

Agende sua consulta via
WhatasApp (48) 98403-8904

Ou por telefone
Ligando (48) 3229-4000

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00