Voltar ao topo

Coluna

O ortopedista especialista em coluna tem como propósito a análise dos danos e deformações das articulações, discos vertebrais, músculos e ossos de toda a espinha dorsal e também da modificação da mecânica do corpo humano e as irregularidades posturais.

Lesão na Coluna

As principais lesões que ocorrem na coluna:

  • Escoliose na Coluna – É uma condição médica em que a coluna vertebral da pessoa apresenta uma deformação lateral em forma de curva. A curva tem geralmente a forma de um “S” ou de um “C”.
  • Dor na Coluna Cervical (Cervicalgia) – A cervicalgia apresenta dor e rigidez no pescoço. Ela pode ou não se espalhar para outras partes do corpo, como por exemplo para o braço, a perna etc. Isso ocorre quando o indivíduo faz algum movimento muito rápido ou uma força acima do normal. Pode também ter ligação com algum problema de saúde já existente.
  • Tumor na Coluna – Esses tumores podem ser de duas formas: benignos (não invadem outros tecidos) ou malignos (invadem outros tecidos). Na coluna vertebral ele pode estar localizado dentro ou no entorno da espinha dorsal. Os principais sintomas são as dores e a dificuldade do indivíduo se movimentar.
  • Artrose na Coluna Lombar – A artrose afeta com frequência a coluna vertebral. A dor de costas é o sintoma mais frequente. As articulações lesadas da coluna costumam causar apenas dores leves e rigidez.

Cirurgia da Coluna

As cirurgias mais comuns na coluna:

  • Artroplastia cervical – É realizada através de uma técnica cirúrgica no pescoço. Esse procedimento é feito pela retirada do disco vertebral inteiro e trocado por uma prótese de metal e polietileno de alta densidade. Essa substituição vai permitir que o paciente tenha seus movimentos normais.
  • Rizotomia percutânea por radiofrequência – Esse método cirúrgico é minimamente invasivo e é aplicado para tratar dores na coluna através de ondas de radiofrequência. Também é conhecido como rizotomia de facetas, rizotomia por radiofrequência ou radicultomia.
  • Cirurgia da escoliose – O método cirúrgico para quem sofre de escoliose é o de endireitar a curvatura da coluna. O objetivo desse procedimento é alinhar novamente as vértebras da espinha dorsal.
  • Cifoplastia – É um procedimento usado na fratura de coluna. Esse método é aplicado através de uma sonda com um balão que é introduzido no corpo da vértebra fraturada e a mesma é expandida, criando uma cavidade. Após isso, é utilizado um cimento ósseo para fortalecer e sustentar essa vértebra.

Agende sua consulta via
WhatasApp (48) 98403-8904

Ou por telefone
Ligando (48) 3229-4000

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00